Como ocorre o julgamento do melhor periquito australiano

Um bom juiz é aquele que consegue classificar eficientemente os periquitos australianos fora de seu próprio criadouro. Isto quer dizer que não é fácil fazer um julgamento. A tarefa envolve a comparação de uma ave com a outra. E, muitas vezes, estas são de diferentes tamanhos e formas, qualidades e atributos. Além do fato de as aves se mexerem o tempo todo, o que acaba dificultando ainda mais o julgamento.

Cada juiz tem seu procedimento estabelecido, seu próprio método. No momento do julgamento, é preferível que todos os periquitos estejam em um local ao nível dos olhos do juiz, à mesma altura. Nos campeonatos brasileiros e em grande parte dos clubes, o juiz utiliza uma ampla mesa onde as gaiolas são colocadas, ficando todos na mesma altura e ao nível dos olhos de quem irá julgar os periquitos

primeira avaliação de um juiz é verificar se todos periquitos australianos estão dentro da série escrita. Caso encontre algum que não esteja, este é imediatamente desclassificado por melhor que esta ave possa ser. Nesta avaliação inicial, são verificados pernas, pés, bico e outras partes. Isto porque qualquer deformação nestes quesitos poderá desclassificar o periquito.

Um periquito que não se exibe, não se mostra, voa e se debate na gaiola completamente estressado, acaba não sendo julgado e, consequentemente, é desclassificado, mesmo com chances de ganhar o prêmio. Há também os que não sobem no poleiro, permanecendo somente no fundo da gaiola, correndo de um lado para outro. Além de dificultar o trabalho do juiz, este periquito acaba se prejudicando porque não poderá ser visto adequadamente.

Por isso, é necessário que o criador treine os periquitos para que eles possam, no momento do julgamento, comportar-se exatamente como deseja um juiz. De nada adianta investir capital em matrizes de excelente qualidade e produzir dezenas de bons periquitos australianos, se estes não se deixam avaliar.

Uma medida importante a ser tomada é a aquisição de algumas gaiolas com padrão de exposição. Alguns meses antes do campeonato, o criador deve trocar os periquitos das voadeiras ou viveirospara gaiolas menores e, posteriormente, para a gaiola de exposição

Entretanto, este processo deve ser gradual para que o periquito vá se acostumando com o ambiente. Outra medida que deve ser tomada é a mudança de lugar desta gaiola, pois isso acontece várias vezes durante a exposição. Dar uma batida com os dedos, na gaiola, para que o periquito tome sua posição ideal também é muito importante. O preparo dos periquitos australianosprecisa ser contínuo.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Aves Exóticas, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles Curso Criação de Periquitos Australianos.
Por Andréa Oliveira/CPT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário